Maquiagem Masculina
Antes maquiagem era um assunto restrito as mulheres. Mas os tempos mudam e o homem evolui. Homens de diversas etnias podem fazer o uso da mesma para realçar suas faces e disfarçar imperfeições.
O propósito de se maquiar é apenas para cobrir algumas imperfeições, como acnes, manchas, olheiras ou para quem tem a pele oleosa.
Feito sutilmente, o make up masculino pode ser usado durante o dia sem parecer que está maquiado.
A maquiagem masculina é diferente da feminina. Algumas técnicas são alteradas, pois a masculina requer a maior naturalidade possível, ao contrário da feminina que busca realçar a beleza de formas mais “excêntricas”.
Apesar desse mito ainda ser muito forte entre o sexo masculino, dados revelam que a maquiagem masculina deixou de ser coisa de rockstar ou de palhaço. Segundo a revista Forbes, nos Estados Unidos, apenas em itens de maquiagem para homens foram gastos US$ 4.8 milhões em 2007, um considerável aumento de 42% em relação a 2001. Já a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) pinta com novas cores a indústria do make-up masculino no Brasil que quadruplicou seus ganhos em 5 anos.
Os homens acabam perdendo as grandes vantagens que a maquiagem pode trazer para o dia-a-dia, devido o preconceito. Ela disfarça desde aquela olheira indesejável de uma noite mal dormida (que não precisa aparecer numa reunião de trabalho) e diminui hematomas (o famoso olho roxo) de uma briga, por exemplo.
Espinhas? A maquiagem pode ajudar dar um fim nelas. E o brilho típico da pele oleosa ela também resolve.
Em tempos de aquecimento global, até a luz do computador pode estragar sua pele, então, por que não usar um protetor solar com base para dar uniformidade e tirar as manchas do rosto? Mas, alguns cuidados devem ser tomados com a base e os pêlos (então o melhor é não passar a base na barba. Para quem tem rala, a dica é passar muito pouco e depois retirar o excesso com uma esponja).
Para o make, tenha em mãos:
Base líquida, corretivo facial, pó compacto, lápis de olho, rímel e hidratante labial.
Esteja certo que a base, o corretivo e o pó compacto sejam da mesma cor que o seu tom de pele. Se tiver dúvidas na hora de comprar, peça ajuda a alguma vendedora ou aplique o produto provador sobre o pulso ou na parte de cima da mão, para não errar!
Antes de começar, lave bem o rosto com sabonete específico para a sua pele e a seque suavemente com a toalha.